7 dicas de como realizar o planejamento financeiro para sua clínica

Accountant Calculating Profit With Financial Analysis Graphs - AC Empresarial

O planejamento financeiro da sua clínica precisa ir muito bem para você não ter problemas na gestão. É um assunto complexo, especialmente para quem não entende de finanças. Mas, não se preocupe, isso não deve ser um empecilho para conduzir seus negócios. Pelo contrário! É importante conhecer suas limitações e delegar tarefas que demandam especialização aos seus respectivos especialistas.

E quem melhor que a contabilidade para clínicas médicas para cuidar do assunto? Certo, isso pode até ser um spoiler, mas uma das dicas finais se refere justamente a essa necessidade.

Vamos conferir?

Como fazer o Planejamento Financeiro para sua Clínica Médica

Controle de Fluxo de Caixa é diário

É importante cuidar do controle de fluxo de caixa em uma base diária. Deixar para amanhã ou simplesmente esquecer de realizar a tarefa pode culminar em um verdadeiro caos financeiro, que irá prejudicar sua previsibilidade financeira e colocar um fim na sua estabilidade.

Contrate pessoas capacitadas para exercer suas funções

Uma das melhores maneiras de economizar é contratar pessoas capacitadas. Pode parecer mais caro a princípio, mas contratar, capacitar e eventualmente demitir funcionários é um processo bastante custoso. Quanto mais capacitados e bem remunerados os seus colaboradores forem, menor a chance de a rotatividade se manter em alta. Se a rotatividade se mantiver em baixa, você não precisa gastar tanto com processos de recrutamento e seleção.

A tecnologia é sua grande aliada

Sim, aposte na tecnologia. Invista nela, use-a como um instrumento para ajudar você e gerir seu negócio e tomar decisões importantes. Abandone a caneta e o papel, dê boas-vindas às planilhas e aos softwares. Administre seu negócio com o apoio das ferramentas certas.

Não misture as contas pessoais com as da clínica

As contas da empresa não devem ser misturadas com as pessoais. É muito fácil colocar uma despesa pessoal na conta da empresa, e até ao contrário. Você pode até pensar que está tudo bem colocar uma despesa aqui e outra ali de vez em quando, porque depois “é só remover da conta.” Acontece que, quando você perceber que esqueceu de cobrir a despesa, provavelmente será tarde demais. O que é seu é seu, o que é da clínica médica, é da clínica médica.

É preciso separar as contas a pagar e a receber

Saber de onde vem o dinheiro da sua clínica e para onde ele vai é indispensável. Tenha as contas a pagar e receber sempre em dia e separe-as muito bem.

Converse com seu contador

O contador é seu melhor amigo. Esteja sempre em contato com ele, pois além de emitir guias para você pagar impostos, ele pode colaborar com dicas para manter a saúde financeira da clínica médica em dia, ajudar com o controle de fluxo de caixa, sua gestão de fornecedores e até mesmo o controle de estoque, além de várias outras possibilidades.

Contabilidade especializada faz a diferença

Uma contabilidade que compreende o ritmo do seu negócio e as suas necessidades te atende na hora certa e antecipa os desafios que estão por vir. Conte com uma contabilidade para clínicas médicas e sinta a diferença.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Confira estas publicações relacionadas!