Abertura de Empresa – Entenda a importância da contabilidade nesse processo

abertura de empresa - AC Empresarial

Você sabia que a contabilidade faz toda a diferença durante a abertura de empresa? O apoio de um contador é fundamental para garantir que a documentação esteja em ordem e que o seu negócio comece a operar o quanto antes de forma totalmente legítima. Mas, o trabalho da contabilidade vai muito além disso.

Vamos descobrir mais sobre o assunto?

Abertura de Empresa – a importância da contabilidade

Para facilitar sua compreensão e garantir que este texto sirva como um mini guia durante o início da sua jornada empreendedora!

1 – Eficiência e assertividade

Você pode até enxergar a contabilidade como apenas mais uma obrigação da legislação brasileira. Mas, quando olhar mais de perto, perceberá que a contabilidade é a chave para ter a previsibilidade financeira e a estabilidade administrativa que você precisa para crescer com segurança. 

2 – Documentação preparada sem dificuldades

Ter a documentação em dia para começar o seu negócio é fundamental. A Abertura de Empresa depende, por exemplo, do Contrato Social. É necessário saber construir esse documento para prosseguir com as etapas seguintes, incluindo o registro na Junta Comercial, a emissão do CNPJ, alvará de localização, inscrição estadual e as demais permissões, licenças e inscrições para operar.

Algumas dessas permissões incluem:

  • Licença ambiental;
  • Licença sanitária;
  • Vistoria de cumprimento das normas de segurança pelo Corpo de Bombeiros;
  • Demais licenças necessárias, que variam de acordo com o tipo do seu negócio.

As obrigações e documentos variam de acordo com o seu negócio. Por isso, pode ser necessário outro item não listado aqui.

3 – Contas sempre em dia

As contas a pagar e a receber são um verdadeiro desafio para o caixa de qualquer empresa com pouco ou nenhum controle financeiro. Isso pode não parecer um problema nos primeiros dias, mas após o primeiro mês, é uma situação caótica, que trará desafios inconcebíveis para o negócio, prejudicando toda a saúde financeira com efeitos que poderão durar por um bom tempo.

O ideal é ter um controle financeiro muito rigoroso e apoiado pela contabilidade, gerando previsibilidade financeira e tranquilidade para tomar decisões com baixo risco.

4 – Economia tributária

Economizar com impostos é possível através de um planejamento tributário. Somente o contador pode indicar o regime tributário mais vantajoso para o seu negócio, de acordo com suas possibilidades. Algumas atividades estão restritas a determinados regimes, enquanto o teto de faturamento e outros fatores leva a possibilidades diferentes. Analisar cada um desses aspectos e optar pelo regime mais vantajoso é complicado, para não dizer impossível, quando você não possui formação contábil e experiência como tributarista.

Independentemente do porte e da atividade do seu negócio, abra sua empresa com uma contabilidade que entende o seu ritmo e trabalha no seu tempo.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Confira estas publicações relacionadas!